quarta-feira, 20 de março de 2013

Densidade Demográfica do Brasil


A densidade demográfica está muito alta no Sudeste,Nordeste e Sul

Desculpa pela qualidade de imagem

Taxa de Fecundidade


A taxa de fecundidade era alta (6,21 e 6,28) mas hoje andou diminuindo porque:
 -Alto custo de um filho

-Mulher no mercado de trabalho

-Urbanização (Urbano: mais gastos. Rural: mais mão de obra

terça-feira, 19 de março de 2013

Expectativa de Vida do Brasileiro

Brasileiro nasce com expectativa de 


vida  



Números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (29) mostram que, em 2011, a esperança de vida ao nascer no Brasil era de 74 anos e 29 dias - um aumento de 3 meses e 22 dias em relação a 2010, quando a expectativa de vida do brasileiro era de 73 anos e 277 dias.

Em relação a 2000, o indicador fechou 2011 com um aumento de cerca de 3,65 anos – são 3 anos, 7 meses e 24 dias  a mais do que a expectativa naquele ano (70 anos e 182 dias).
Ao longo dos últimos 11 anos, houve um crescimento anual médio de 3 meses e 29 dias.
 Conforme os dados do IBGE, divulgados na Tábua de Mortalidade da população do Brasil para 2011, o aumento, na última década, foi maior para os homens do que para as mulheres. Enquanto os homens tiveram aumento na esperança de vida de 3,8 anos, a das mulheres ficou em 3,4 anos no período.

Conforme a tábua, o acréscimo na esperança da vida dos homens é de 5 meses e 23 dias a mais do que para a população feminina.

 Mesmo assim a expectativa de vida das mulheres é superior a dos homens. Em 2011, um recém-nascido homem tinha como expectativa de vida 70,6 anos. A esperança de vida de uma mulher, naquele ano, era de 77,7 anos, diz o IBGE.

A Tábua da Mortalidade incorpora os dados populacionais do Censo Demográfico 2010, estimativas da mortalidade infantil com base no mesmo levantamento censitário e informações sobre notificações e registros oficiais de óbitos por sexo e idade. A partir das informações do Censo, foram feitas 

Custo de um filho no Brasil



Acreditem é verdade!

 Fonte para mais informações:http://contabilidademq.blogspot.com.br/2013/02/o-custo-de-se-criar-um-filho-no-brasil.html

Setores da ecônomia


A informática impulsiona o setor terciário da economia.
A informática impulsiona o setor terciário da economia.
O conjunto de pessoas que praticam alguma atividade produtiva ou população economicamente ativa estão distribuídos nos três setores da economia, esses são: setor primário, setor secundário e setor terciário.

Extrativismo vegetal compõe o setor primário da economia.
• Setor primário: esse ramo de atividade produtiva está vinculado ao desenvolvimento da agricultura, pecuária e ao extrativismo (vegetal, animal e mineral). Esse setor produz matéria-prima para o abastecimento das indústrias.

Indústria automobilística integra o setor secundário da economia.
• Setor secundário: atua no sistema industrial, enquadrando a produção de máquinas e equipamentos, produção de bens de consumo, construção civil e geração de energia. Nesse caso o setor em questão atua no processamento da produção do setor primário, além de promover a distribuição dos produtos em forma de atacado.
 

Lojas varejistas fazem parte do setor terciário da economia.
• Setor terciário: está diretamente ligado à prestação de serviços (nesses estão professores, advogados e profissionais liberais em geral) e comércio em geral. O setor terciário está diretamente ligado ao comércio.


Como podemos ver,existem vários setores econômicos que são eles: primário,secundário e terciário que estão especificados no texto acima.

Fonte
 http://www.brasilescola.com/geografia/setores-economia.htm

Comparação da quantidade de brancos e negros no Brasil


Segundo o gráfico podemos ver que existem muito mais  pessoas brancas do que negras, em especial existem mais brancos  e negros no Centro-Oeste e menos negros e brancos no Nordeste,assim,podemos concluir que existem mais brancos do que negros no Brasil,segundo  a primeira barra do gráfico.

Por favor,isso é só um blog de informações geográficas,não queremos ofender ninguém : )




Fonte para mais informações:  http://birageo.blogspot.com.br/2011_03_01_archive.html
















sexta-feira, 8 de março de 2013

Miscigenação






A Miscigenação é a mistura de varias etnias e não de raças como muitos fazem a confusão,raça só existe uma:  a raça HUMANA.

Regiões Geoconomicas e do IBGE

Basicamente as diferenças entre essas duas formas de regionalização são:
 
-As Regiões Geoeconômicas não se limitam aos limites dos estados,assim um mesmo estado pode ocupar duas regiões geoeconômicas,enquanto as regiões que conhecemos(IBGE) se limitam normalmente entre os estados.

-As regiões servem para organizar os estados seguindo algumas caracteristicas e para facilitar a administração do espaço-

Aqui vão algun exemplos  das regiões que citamos:
-Estados que se localizam em duas Regiões Geoeconômicas:Mato Grosso , Tocantins 

Regiões do IBGE que são as que conhecemos:
-Norte                         
-Nordeste
-Centro-Oeste  
 -Sudeste
-Sul