terça-feira, 19 de novembro de 2013

Mercosul

Criação e países membros
O Mercado Comum do Sul ( Mercosul ) foi criado em 26/03/1991 com a assinatura do Tratado de Assunção no Paraguai. Os membros deste importante bloco econômico da América do Sul  são os seguintes países: ArgentinaBrasilUruguai e Paraguai (suspenso temporariamente do bloco e função da deposição do ex-presidente Fernando Lugo em junho de 2012) e Venezuela. A suspensão do Paraguai irá até abril de 2013, quando ocorrerão eleições no país.
Embora tenha sido criado apenas em 1991, os esboços deste acordo datam da década de 1980, quando Brasil e Argentina assinaram vários acordos comerciais com o objetivo de integração. Chile, ColômbiaPeru e Bolívia poderão entrar neste bloco econômico, pois assinaram tratados comerciais e já estão organizando suas economias para tanto. Participam até o momento como países associados ao Mercosul. Em 05 de maio de 2013, o Equador anunciou que vai fazer parte do Mercosul, sendo que o protocolo formal de adesão ao bloco será assinado em julho de 2013 e ratificado somente com a aprovação dos parlamentos dos cinco países membros.
Etapas e avanços 
No ano de 1995, foi instalada a zona de livre comércio entre os países membros. A partir deste ano, cerca de 90% das mercadorias produzidas nos países membros podem ser comercializadas sem tarifas comerciais. Alguns produtos não entraram neste acordo e possuem tarifação especial por serem considerados estratégicos ou por aguardarem legislação comercial específica.
Em julho de 1999, um importante passo foi dado no sentido de integração econômica entre os países membros. Estabelece-se um plano de uniformização de taxas de juros, índice de déficit e taxas de inflação. Futuramente, há planos para a adoção de uma moeda única, a exemplo do fez o Mercado Comum Europeu.
Atualmente, os países do Mercosul juntos concentram uma população estimada em 311 milhões de habitantes e um PIB (Produto Interno Bruto) de aproximadamente 2 trilhões de dólares.
Os conflitos comerciais entre Brasil e Argentina
As duas maiores economias do Mercosul enfrentam algumas dificuldades nas relações comerciais. A Argentina está impondo algumas barreiras no setor automobilístico e da linha branca ( geladeiras, micro-ondas, fogões ), pois a livre entrada dos produtos brasileiros está dificultando o crescimento destes setores na Argentina.
Na área agrícola também ocorrem dificuldades de integração, pois os argentinos alegam que o governo brasileiro oferece subsídios aos produtores de açúcar. Desta forma, o produto chegaria ao mercado argentino a um preço muito competitivo, prejudicando o produtor e o comércio argentino.
Em 1999, o Brasil recorreu à OMC ( Organização Mundial do Comércio ), pois a Argentina estabeleceu barreiras aos tecidos de algodão e lã produzidos no Brasil. No mesmo ano, a Argentina começa a exigir selo de qualidade nos calçados vindos do Brasil. Esta medida visava prejudicar a entrada de calçados brasileiros no mercado argentino.

Estas dificuldades estão sendo discutidas e os governos estão caminhando e negociando no sentido de superar barreiras e fazer com que o bloco econômico funcione plenamente.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Internacionalização da Amazônia


Países como EUA, China e a UE (União Européia, países europeus) querem internacionalizar a Floresta Amazônica para acabar com a biopirataria, mas na verdade querem poder explorar seus recursos e não pagar multa por cometer biopirataria, como vimos no post anterior.

MAPA:




Biopirataria

Biopirataria é exploração não autorizada de recursos naturais na Floresta Amazônica, normalmente explorado por outros países, para a produção de remédios, cosméticos, etc.E depois declaram os direitos autorais sobre os produtos produzidos com os recursos naturais do Brasil, para ninguém produzir um produto igual ( com o mesmo nome ou/e símbolos da marca ).






terça-feira, 20 de agosto de 2013

Sub Regiões do Nordeste e Roteiro de Viagem

Este é o mapa das sub-regiões do nordeste com as áreas do: Meio Norte; Sertão; Agreste e Zona da Mata.

Roteiro de uma viagem pelas sub regiões:
-1° Dia: Check-in no hotel e descanso(Sergipe)
-2° Dia: Explorar Sergipe com o nosso guia e aprendendo sobre o estado(Zona da Mata)
-3° Dia: Pernambuco - conhecer a cidade e comidas típicas(Agreste)
-4° Dia: Ceará - visitar os pontos turísticos do estado(Sertão)
-5° Dia: Maranhão - fica por sua conta descobrir o que fazer lá! (Meio Norte)
-6° Dia: Check-out do hotel e voltar pra casa

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Segregação

Hoje falaremos sobre segregação (auto e imposta) :

Auto :


A pessoa se auto isola em condomínios fechados com medo com medo da violência e procurando por segurança

Imposta :
A pessoa  mora na favela por ser mais perto de seu trabalho e por não poder pagar por uma moradia formal

terça-feira, 4 de junho de 2013

Comerciais e Suas Estratégias

Todo o comercial tem um público a atingir, e utiliza certas estratégias para atingir esse público, esse do chocolate Twix usa a estratégia de falar repetidamente os ingredientes do produto, vejamhttp://www.youtube.com/watch?v=Llnmm8zauOw

terça-feira, 21 de maio de 2013

MST - Charges contra e a favor e nossa opinião

 A  favor do MST



















Contra o MST

(MST : Movimento dos Trabalhadores Sem Terra)

Nossa Opinião:

Nós achamos que depende do ponto de vista, se você for um latifundiário, por exemplo, você não vai querer que invadam sua terra, mas, se você for um sem terra vai querer que o Estado te ajude para conseguir uma terra, de um latifundiário que tem uma terra improdutiva.


terça-feira, 30 de abril de 2013

Olá, hoje comentaremos sobre o filme "Caminho das Nuvens" e o que ele tem haver com a geografia.


Se quiser ver o trailer do filme, clique no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=3iJOHnBliMI

Minha opinião sobre o filme:

   É um filme baseado numa história real, em que uma família de 5 filhos viaja mais de 3200 km de bicicleta de Santa Rita, na Paraíba, até Bangu no Rio de Janeiro, para melhores condições de vida.No trajeto, enfrentam várias dificuldades que não vou contar para deixá-los curiosos e assistirem o filme.  = D

O que ele tem haver com a geografia:

os fatores de atração e repulsão.(atração:emprego melhor e melhores condições de vida no Rio de Janeiro ; repulsão:desemprego e condições de vida precárias em sua cidade natal.)

Espero que tenham gostado,dêem uma olhada no filme, ele é bem interessante.

Memes na Geografia!!!


quarta-feira, 20 de março de 2013

Densidade Demográfica do Brasil


A densidade demográfica está muito alta no Sudeste,Nordeste e Sul

Desculpa pela qualidade de imagem

Taxa de Fecundidade


A taxa de fecundidade era alta (6,21 e 6,28) mas hoje andou diminuindo porque:
 -Alto custo de um filho

-Mulher no mercado de trabalho

-Urbanização (Urbano: mais gastos. Rural: mais mão de obra

terça-feira, 19 de março de 2013

Expectativa de Vida do Brasileiro

Brasileiro nasce com expectativa de 


vida  



Números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (29) mostram que, em 2011, a esperança de vida ao nascer no Brasil era de 74 anos e 29 dias - um aumento de 3 meses e 22 dias em relação a 2010, quando a expectativa de vida do brasileiro era de 73 anos e 277 dias.

Em relação a 2000, o indicador fechou 2011 com um aumento de cerca de 3,65 anos – são 3 anos, 7 meses e 24 dias  a mais do que a expectativa naquele ano (70 anos e 182 dias).
Ao longo dos últimos 11 anos, houve um crescimento anual médio de 3 meses e 29 dias.
 Conforme os dados do IBGE, divulgados na Tábua de Mortalidade da população do Brasil para 2011, o aumento, na última década, foi maior para os homens do que para as mulheres. Enquanto os homens tiveram aumento na esperança de vida de 3,8 anos, a das mulheres ficou em 3,4 anos no período.

Conforme a tábua, o acréscimo na esperança da vida dos homens é de 5 meses e 23 dias a mais do que para a população feminina.

 Mesmo assim a expectativa de vida das mulheres é superior a dos homens. Em 2011, um recém-nascido homem tinha como expectativa de vida 70,6 anos. A esperança de vida de uma mulher, naquele ano, era de 77,7 anos, diz o IBGE.

A Tábua da Mortalidade incorpora os dados populacionais do Censo Demográfico 2010, estimativas da mortalidade infantil com base no mesmo levantamento censitário e informações sobre notificações e registros oficiais de óbitos por sexo e idade. A partir das informações do Censo, foram feitas 

Custo de um filho no Brasil



Acreditem é verdade!

 Fonte para mais informações:http://contabilidademq.blogspot.com.br/2013/02/o-custo-de-se-criar-um-filho-no-brasil.html

Setores da ecônomia


A informática impulsiona o setor terciário da economia.
A informática impulsiona o setor terciário da economia.
O conjunto de pessoas que praticam alguma atividade produtiva ou população economicamente ativa estão distribuídos nos três setores da economia, esses são: setor primário, setor secundário e setor terciário.

Extrativismo vegetal compõe o setor primário da economia.
• Setor primário: esse ramo de atividade produtiva está vinculado ao desenvolvimento da agricultura, pecuária e ao extrativismo (vegetal, animal e mineral). Esse setor produz matéria-prima para o abastecimento das indústrias.

Indústria automobilística integra o setor secundário da economia.
• Setor secundário: atua no sistema industrial, enquadrando a produção de máquinas e equipamentos, produção de bens de consumo, construção civil e geração de energia. Nesse caso o setor em questão atua no processamento da produção do setor primário, além de promover a distribuição dos produtos em forma de atacado.
 

Lojas varejistas fazem parte do setor terciário da economia.
• Setor terciário: está diretamente ligado à prestação de serviços (nesses estão professores, advogados e profissionais liberais em geral) e comércio em geral. O setor terciário está diretamente ligado ao comércio.


Como podemos ver,existem vários setores econômicos que são eles: primário,secundário e terciário que estão especificados no texto acima.

Fonte
 http://www.brasilescola.com/geografia/setores-economia.htm

Comparação da quantidade de brancos e negros no Brasil


Segundo o gráfico podemos ver que existem muito mais  pessoas brancas do que negras, em especial existem mais brancos  e negros no Centro-Oeste e menos negros e brancos no Nordeste,assim,podemos concluir que existem mais brancos do que negros no Brasil,segundo  a primeira barra do gráfico.

Por favor,isso é só um blog de informações geográficas,não queremos ofender ninguém : )




Fonte para mais informações:  http://birageo.blogspot.com.br/2011_03_01_archive.html
















sexta-feira, 8 de março de 2013

Miscigenação






A Miscigenação é a mistura de varias etnias e não de raças como muitos fazem a confusão,raça só existe uma:  a raça HUMANA.

Regiões Geoconomicas e do IBGE

Basicamente as diferenças entre essas duas formas de regionalização são:
 
-As Regiões Geoeconômicas não se limitam aos limites dos estados,assim um mesmo estado pode ocupar duas regiões geoeconômicas,enquanto as regiões que conhecemos(IBGE) se limitam normalmente entre os estados.

-As regiões servem para organizar os estados seguindo algumas caracteristicas e para facilitar a administração do espaço-

Aqui vão algun exemplos  das regiões que citamos:
-Estados que se localizam em duas Regiões Geoeconômicas:Mato Grosso , Tocantins 

Regiões do IBGE que são as que conhecemos:
-Norte                         
-Nordeste
-Centro-Oeste  
 -Sudeste
-Sul     

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Esse é um vídeo sobre os índios

http://www.youtube.com/watch?v=rbEKynQgKxM
Esquecemos de posta-lo,e ainda não sabemos editar pois temos só 1 dia de blog

Olá,acabamos de começar o blog


Olá pessoas,Blog Novo,Hoje Vai Ter Indios

índio brasileiro
Este trabalho irá abordar como vivem os índios brasileiros atualmente, as classes dos índios no Brasil e a sua cidadania.
De acordo com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), a atual população indígena do Brasil é de aproximadamente 345.000 indivíduos, representando 0,2% da população brasileira. Este dado considera apenas aqueles que vivem em aldeias. Há, contudo, estimativas de que existam 190 mil vivendo fora das terras indígenas, inclusive em áreas urbanas.
A população indígena no País vem aumentando de forma contínua, a uma taxa de crescimento de 3,5% ao ano. Esse número tende a crescer devido à continuidade dos esforços de proteção dos índios brasileiros, queda dos índices de mortalidade, em razão da melhora na prestação de serviços de saúde, e de taxas de natalidade superiores à média nacional. Existem cerca de 53 grupos ainda não contatados, além daqueles que esperam reconhecimento de sua condição indígena junto ao órgão federal indigenista FUNAI.
Cerca de 60% dos índios do Brasil vive na região designada como Amazônia Legal, mas registra-se a presença de grupos indígenas em praticamente todas as Unidades da Federação. Somente nos estados do Rio Grande do Norte, Piauí e no Distrito Federal não registra-se a presença de grupos indígenas.
De acordo com a FUNAI os índios brasileiros estão divididos em três classes: os isolados, considerados aqueles que “vivem em grupos desconhecidos ou de que se possuem poucos e vagos informes através de contatos eventuais com elementos da comunhão nacional”; os em via de integração, aqueles que conservam parcialmente as condições de sua vida nativa, “mas aceitam algumas práticas e modos de existência comuns aos demais setores da comunhão nacional”; e os integrados, ou seja, os nativos incorporados à comunhão social e “reconhecidos no pleno exercício dos direitos civis, ainda que conservem usos, costumes e tradições características da sua cultura”. Segundo a legislação brasileira, o nativoadquire a plena capacidade civil quando estiver razoavelmente integrado à sociedade. Para que tal aconteça, é necessário que tenha boa compreensão dos usos e costumes da comunhão nacional, conheça a língua portuguesa e tenha a idade mínima de vinte e um anos.

[Fonte: http://www.coladaweb.com/geografia-do-brasil/a-situacao-atual-dos-indios-do-brasil ]